Rio, 07/04/17 - Mestrandos da Escola de Guerra Naval (EGN) visitaram na quinta-feira (6) a LAAD - Latin America Aerospace and Defence, onde puderam conhecer mais de perto as mais modernas e avançadas tecnologias para as Forças Armadas e policiais desenvolvidas pelos grandes players mundiais da área de defesa e segurança. A visita, guiada pelo Capitão de Mar e Guerra, prof. Dr. William de Sousa Moreira, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da EGN (PPGEM), percorreu um roteiro especialmente definido para otimizar e potencializar a participação dos mestrandos. Um dos estandes visitados foi o da Marinha do Brasil, onde os alunos aprofundaram o conhecimento sobre o Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos) e o submarino de propulsão nuclear desenvolvido pela Força Naval brasileira. Os mestrandos também visitaram os expositores Amazul (Amazônia Azul), EMGEPRON (Empresa Gerencial de Projetos Navais), AMBINDE (Associação Brasileira das Indústrias de Material de Defesa e Segurança), EMBRAER, Fundação Ezute, CBC, General Dynamics, Bae Systems, entre outras.
Com o objetivo de proporcionar aos participantes uma oportunidade de estabelecer relacionamentos e negócios, a feira também possibilita a atualização do conhecimento para profissionais e estudantes do setor. Para a mestranda da quarta turma de Estudos Marítimos da EGN, Rita de Cassia Oliveira Feodrippe, a iniciativa ajudou a obter informações importantes para o desenvolvimento da tese de mestrado: “A visita guiada é uma chance de a gente ver o que mais interessa. Foi muito boa. Eu voltei no estande da China e fiquei conversando com duas empresas. Acho que vai ser bem legal para o meu projeto”. O aluno da turma 2017, mestrando Claudio Muniz Jobim, se disse impressionado com a feira: “Fiquei até surpreendido, não esperava que fosse tão interessante. Considerei muito positivo”.
Para Nelson Cavalcante e Silva Filho, aluno da linha de pesquisa Relações entre regulação do uso do mar, processo decisório e cenarização do PPGEM, a escolha das empresas para a visita foi o ponto positivo: “Tínhamos pouco tempo, então o Prof. William procurou nos levar direto ao alvo e em cada lugar pediu que fosse feita uma pequena apresentação sobre o produto que estavam vendendo”. Silva Filho destacou também a participação da turma no simpósio sobre a logística militar: “Achei interessante também a palestra (do Capitão de Fragata Francisco Javier Garcia de Paredes). Ótima oportunidade para conhecer um pouco o entendimento de um militar europeu sobre a questão da terceirização nas forças armadas na Espanha. Deu para fazer um paralelo”, complementa.
Considerada a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, a LAAD reúne bienalmente empresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços para as três Forças Armadas, forças especiais, serviços de segurança, consultores e agências governamentais. Em sua 11ª edição, a feira recebeu, de 5 a 7 de abril, no Riocentro – centro de eventos localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro –, mais de 600 marcas expositoras. Ao todo,195 delegações oficiais, provenientes de 85 países, com ministros da Defesa e autoridades militares de alta patente estiveram presentes ao evento. Além disso, cerca de 37 mil visitantes, em sua maioria profissionais qualificados da área, percorreram os estandes distribuídos em quatro pavilhões.