O Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), a Escola de Guerra Naval (EGN) e o King’s College London (KCL) realizaram, nos dias 3 e 4 de abril, o seminário Maritime Security, International Peacekeeping and Naval Policy in the 21st Century (Segurança Marítima, Manutenção da Paz Internacional e Política Naval no Século XXI), na sede da EGN, no Rio de Janeiro.
Fruto da parceria acadêmica entre a Escola de Guerra Naval e o King’s College London, firmada em novembro de 2015, o seminário contou com a participação de alunos e professores da EGN, que tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento com as palestras dos professores da escola londrina Dr. Kieran Mitton, Dr. Vinicius Mariano Carvalho e Dr. Carlos Alfaro Zaforteza. Dividido em três painéis, o evento abordou temas como política naval, relações civil-militares e opinião pública; o futuro da manutenção internacional da paz; e a participação do Brasil na Força Tarefa Marítima da ONU no Líbano.
Ao abrir o ciclo de palestras com o tema Dangerous liaisons: naval policy, civil-military relationships and public opinion, o professor e doutor em Estudos de Guerra pelo KCL Carlos Alfaro Zaforteza defendeu a necessidade do suporte da sociedade nas ações militares: “Como os tempos mudaram, as ameaças também mudaram e quase sempre os conflitos ameaçam algo que não podemos viver sem. É importante, então, que a atuação militar tenha apoio público”. Sua carreira acadêmica é pontuada por numerosos artigos apresentados em conferências internacionais e publicações sobre história naval e política em revistas acadêmicas de ambos os lados do Atlântico. Seus interesses de pesquisa incluem história naval e assuntos atuais, política latino-americana e estudos estratégicos. É co-autor do livro ‘European Navies and the Conduct of War (Routledge)’.
De origem brasileira, o professor Vinicius Carvalho ressaltou a importância da cooperação entre as instituições promotoras do seminário: “Essa é a parceria mais produtiva do King’s College. São duas instituições bem conhecidas, parceiras há dois anos. Esse compartilhamento é pertinente por causa das pesquisas em ambos os países. É importante para os acadêmicos estarem em contato com outras pesquisas por causa da colaboração”. Carvalho é pesquisador da KCL desde 2014 no campo dos estudos brasileiros e editor-chefe da Brasiliana - Revista Brasileira de Estudos, uma nova publicação acadêmica revisada por pares, que despertou amplo interesse internacional e está rapidamente se consolidando como uma importante plataforma.
Para o doutor Kieran Mitton, que falou sobre o futuro da manutenção internacional da paz, a evolução do conhecimento leva as instituições a reavaliarem constantemente suas práticas: “O aprendizado institucional leva um tempo. Há um ciclo e as instituições sempre precisam de reavaliação, porque existem novos aspectos e conhecimentos tecnológicos que vão sendo incorporados”. Mitton é diretor de pesquisa do Grupo de Pesquisa sobre Conflitos, Segurança e Desenvolvimento e presidente do Grupo de Pesquisa sobre a África do King's College London. É autor do livro 'Rebels in a Rotten State: Understanding Atrocity in the Sierra Leone Civil War', baseado no seu extenso trabalho de campo sobre a guerra civil e reintegração de ex-combatentes em Serra Leoa.
A segunda edição do programa de cooperação entre as instituições reforça o entendimento sobre a importância de iniciativas que colaboram para o desenvolvimento de estudos e pesquisas no âmbito acadêmico. Os trabalhos desenvolvidos pelas três instituições representam um avanço significativo para a rede de pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da EGN. A parceria tem apoio do Brazil Institute, uma instituição do KCL voltada para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao Brasil. Em 2016, foi realizada a primeira edição com o tema A Transformação da Guerra (The Transformation of War).